Uma das 10 melhores cidades para se viver no mundo. Organização, qualidade de vida e calmaria chamam a atenção.

A chance de viver em uma cidade com excelente qualidade de vida já pode ser a realização de um sonho, não é mesmo? Mas Adelaide oferece muito mais que isso! A cidade conta com instituições de ensino reconhecidas entre as melhores do mundo. É também uma cidade que conta com um estilo de vida totalmente calmo e seguro, mas em contrapartida, possui diversas atividades e oportunidades para seus moradores, visitantes e estudantes de intercâmbio.
 
Com certeza, sua estadia em Adelaide terá como definição perfeita a palavra surpreendente. O que é mais comum de acontecer com destinos que não são tão conhecidos e procurados. Pode acreditar que essa aventura na Oceania vai te proporcionar muito autoconhecimento, senso de responsabilidade e independência. Além disso, será uma boa oportunidade para conhecer pessoas de outras nacionalidades, explorar novas culturas e hábitos.

Em Adelaide, os estudantes internacionais podem fazer desde cursos de inglês até cursos de ensino superior. A cidade possui uma grande variedade de escolas de inglês, ensino superior e técnico. E claro, o ensino é de alta qualidade, os professores são nativos da língua inglesa e os intercambistas têm a chance de aprender junto com pessoas do mundo inteiro.


E se você ainda tiver dúvida, os consultores educacionais da Trip Study analisam o perfil e os objetivos de cada estudante para indicar o melhor curso e a melhor escola.


Curso de inglês

O curso de inglês é indicado para quem quer aprender e praticar o idioma com nativos, compartilhando o momento de aprendizado com pessoas de diversos lugares do mundo.
A partir de um teste para saber qual nível o aluno está, serão indicados possíveis níveis e diferentes categorias para o aprendizado e/ou aprimoramento da língua inglesa.

· General English;
· Cursos preparatórios para provas de proficiência;
· Inglês para negócios;
· Inglês acadêmico.


Cursos vocacionais (Vocational Education Courses)

Cursos de média ou longa duração, estes cursos técnicos/profissionalizantes são indicados para quem tem um inglês mais avançado e quer uma especialização ou uma nova profissão. Os cursos mais populares envolvem as áreas de Business, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Social Media, Hospitalidade, Culinária, etc.
 

Cursos de Ensino Superior

Referência em universidades de destaque nos rankings internacionais, a Austrália oferece aos estudantes programas de excelência para pós-graduação e pesquisa, acesso a estágio e possibilidade de trabalhar legalmente no país.
Graduação, mestrado ou doutorado:

-  Bachelor Degree: 3 a 5 anos;
-  Master Degree: 1 a 2 anos;
-  Doctoral Degree (PhD): 3 a 6 anos.

· População – 1 203 873
· Localização – South Austrália
· Área – 1.826,9 km²
· Fundação – 7 de fevereiro de 1788

Por quê escolher

Confira as principais características do país
e porque ele tem tudo para ser seu próximo destino

O clima de Adelaide é ideal para quem gosta de estações bem definidas. Os verões secos e amenos e as temperaturas podem passar dos 30 graus durante o dia. Já no inverno, as temperaturas ficam em torno dos 16 graus. Os invernos costumam ser frios e úmidos, mas a boa notícia é que mesmo com o friozinho, a cidade é ensolarada o ano todo. Não costuma chover muito por lá.

Os primeiros povos que habitaram em Adelaide era a terra do povo Kaurna. Até hoje existem descendentes desses primeiros habitantes da cidade, e o seu legado cultural está presente em diversos pontos da cidade.
Em 1836 os colonos europeus chegaram à Adelaide. O coronel inglês William Light foi quem realizou o planejamento da cidade, realizando um projeto que previa ruas planas e largas, muitas praças e quarteirões rodeados por grandes parques. No final do século XIX, a cidade contava com muitos casarões e edifícios feitos de pedra, igrejas belíssimas e prédios públicos.
Hoje, Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália, com muita importância no cenário social, econômico e cultural do país.

Se você chegou até aqui já sabe todos os benefícios de morar em Adelaide. Mas é muito importante, antes de escolher qualquer cidade para fazer intercâmbio, entender se ela combina com seu estilo de vida. E se você é uma pessoa que gosta do equilíbrio entre a calmaria e o agito, com certeza vai curtir viver em Adelaide!
Adelaide tem um estilo de vida tranquilo e seguro. Mas não pense que isso faz de lá uma cidade monótona e sem graça. A cidade é totalmente dinâmica e oferece uma infinidade de atividades e lugares para se conhecer. Você vai poder enriquecer o seu conhecimento visitando diversos museus, teatros e casas de shows da cidade, além de frequentar os mais populares eventos esportivos e festivais de artes e gastronomia do país.


Depois de todos os benefícios que você conheceu sobre morar em Adelaide, ainda temos mais um para te apresentar: a cidade é uma das capitais australianas com o menor custo de vida. E tem tudo para dar certo, se você for consciente sobre os seus gastos. O valor médio do custo de vida fica entre os AU$270 e AU$390 por semana, que vai do estilo de vida mais econômico até o estilo de vida mediano. Uma coisa importante de se lembrar é que o visto de estudante na Austrália permite o aluno trabalhar até 40 horas quinzenais, o que poderá te ajudar muito nas despesas!

Antes de mais nada, quando o quesito é acomodação a primeira pergunta é: qual a sua necessidade? São muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Provavelmente a acomodação será onde você mais vai gastar e que mais pode variar de acordo com a cidade que você escolher e região onde vai morar. Isso acontece em todas as cidades da Austrália. Mas se você busca por economia, esse pode ser um dos principais motivos para escolher Adelaide.


Casa de Família (Homestay) – uma boa opção para quem busca segurança, tem um valor de periodicidade mensal entre AU$ 250 e AU$ 300. Pode ter café da manhã e jantar incluídos e quarto exclusivo.


Acomodação compartilhada (Share Accommodations) – opção mais barata e atrativa, tem como principal diferencial oferecer ao estudante a independência de morar sozinho. Os valores variam de AU$ 150 a AU$ 300 por semana, dependendo da região ou do número de pessoas por quarto.


Apartamento Estudantil (Students Apartments) – opção para quem quer gastar menos com transporte, este tipo de acomodação é localizada no próprio campus da universidade/escola. Tem custo variável entre AU$ 230 a AU$ 500 por semana e na maioria das vezes tem serviço de limpeza incluso.

O transporte público em toda Austrália funciona muito bem! Em Adelaide, é composto por
3 meios de transporte: Ônibus, Trem e VLT, que é uma composição ferroviária com trilhos de superfície que precisa de energia elétrica. Ah! Lembre-se que a cidade é plana e planejada, o que facilita aos pedestres e ciclistas. Então, aproveite um passeio de bicicleta, ou até mesmo a pé. Você vai se surpreender com essa forma de se locomover enquanto aprecia a cidade.


Dica: Sendo estudante internacional em Adelaide, você recebe os mesmos benefícios de estudantes locais se tratando de transporte público. Isso significa que você pagará metade da passagem por um deslocamento.

Outro ponto bem positivo do intercâmbio na Austrália é a possibilidade do intercambista trabalhar assim que inicia os estudos. São 48 horas por quinzena, e em tempo integral, durante as férias. A Trip Study oferece total apoio para isso, com currículo, indicação de sites de anúncio de emprego e ainda locais onde tirar licenças específicas para os diferentes tipos de profissão.


Em Adelaide é possível encontrar bastante vaga de trabalho para brasileiros, principalmente focado na área de hospitalidade. Confira algumas das vagas mais comuns, que variam de acordo com seu nível de inglês:


Nível básico

· Lavador de pratos;
· Limpeza/diarista;


Nível intermediário

· Cozinheiro;
· Garçom;
· Ajudante de loja;
· Caixa de supermercado.


Nível avançado

· Assistente administrativo;
· Chef de cozinha;
· Barista.


Outro trabalho que vem se destacando entre os intercambistas que viajam para Adelaide é a de entregador de pedidos (delivery).

Passeios em museus, galerias de arte, parques, jardins, cafés, restaurantes e até vinícolas são apenas uma parte do que você vai encontrar para fazer em Adelaide. Além disso, você vai ter experiências que vão de uma caminhada na montanha a um banho de mar em uma de suas incríveis praias. Olha só alguns dos principais lugares que separamos para você:


Jardim Botânico: é um ponto turístico imperdível em Adelaide. O jardim ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, que inclui lagos artificiais e o Bicentennial Conservatory, uma das maiores estufas do Hemisfério Sul, com plantas de florestas tropicais, incluindo palmeiras, samambaias, orquídeas, entre outras espécies.


Elder Park: às margens do rio Torrens, é um dos espaços de eventos públicos mais conhecidos da cidade. Os visitantes podem se divertir navegando de pedalinho pelo rio, com o privilégio de apreciar uma das paisagens mais bonitas da cidade. Lá acontecem atrações durante o ano, como shows musicais, apresentações de teatro e celebrações.


Mount Lofty: Ao norte da cidade de Adelaide, a região montanhosa Mount Lofty é um espetáculo a parte. Uma dica é subir até o mirante do monte ao fim do dia, para apreciar o pôr-do-sol. Você vai se surpreender com a paisagem de tirar o fôlego.


Point de Pondalowic e Yorke Peninsula: se você quer surfar, essas praias são para você! Elas concentram as melhores ondas do estado e são paradisíacas. Dica: Um pouco mais para oeste do estado, seguindo pela rodovia principal até a Eyre Peninsula, existem outros bons locais para surf, como O Point Sinclair, que é mais famoso deles.


Semaphore: Se você quer aproveitar uma praia mais tranquila, vá até a Semaphore. Lá é possível nadar com segurança e tem um calçadão com lojas e restaurantes. E você pode levar as crianças para se divertir no parque que tem por perto.


Migration and Settlement Museum: Se você que conhecer um pouco da história da Austrália, vá até esse museu. Ele relata as histórias de pessoas que vieram de muitas partes do mundo para começar vida nova na Austrália, refletindo a diversidade cultural da sociedade sul-australiana.


Festival Centre: Se você gostar de artes, vale a pena visitar o Festival Centre, instalado às margens do rio Torrens. Lá você pode apreciar as obras e também aproveitar para realizar piqueniques. Aos domingos você encontra mercados ao ar livre.

Depoimentos

Promoções

Cidades

Escolha uma cidade para o seu intercâmbio

Conheça outros destinos

Escolha um país diferente

Canadá

Canadá

Com alta qualidade de vida e ótima receptividade, o Canadá é o país ideal para quem busca alavancar a carreira com um curso profissionalizante. É por isso que trabalhar e estudar no Canadá é uma das opções mais procuradas por brasileiros!

Saiba Mais

Irlanda

Irlanda

Acessível e popular entre os brasileiros, a Irlanda é o destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior e ter contato com nativos da língua inglesa. Além disso, o país conta com paisagens naturais e cidades bem desenvolvidas, onde passado e modernidade se complementam.

Saiba Mais

Nova Zelândia

Nova Zelândia

A viagem é longa, mas a gente garante que fazer um intercâmbio na Nova Zelândia vale a pena! O país possui clima tropical, moradores hospitaleiros e paisagens de tirar o fôlego, além de ser famoso pelos esportes radicais. Perfeito para estudantes aventureiros e apaixonados pela natureza.

Saiba Mais

Siga-nos nas Redes Sociais