A cidade é a capital do bilinguismo, onde é possível conviver com a presença dos idiomas inglês e francês.

Conhecida com um pedacinho da Europa na América do Norte, Montreal encanta seus visitantes através de seus charmosos edifícios e arquitetura remanescente da colonização francesa, onde você se sente visitando os séculos passados.

Montreal também é conhecida por ser uma cidade multicultural, que recebe muito bem os imigrantes, somando mais de 80 grupos étnicos em sua região metropolitana. Por esse motivo, a cidade se tornou etnicamente diversa, o que reflete bastante em bairros, como Chinatown, Little Italy e Little Portugal.

E toda essa diversidade cultural só trás benefícios para a cidade. A população local é considerada uma das mais bem-educadas do mundo, visto que o sistema de ensino é de extrema qualidade e o desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de robótica, faz jus à fama das escolas e universidades locais. Ainda tem dúvida que é o lugar perfeito para se fazer intercâmbio?

De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os jovens canadenses estão entre os mais bem educados do mundo, antes de Estados Unidos e países europeus como Reino Unido e França.
 
Para alunos imigrantes vemos um cenário bem satisfatório, com alto número de imigrantes em suas escolas, mais de um terço dos jovens no Canadá são oriundos de outro país, com integração rápida, inclusive em desempenho. Um traço comum entre todas as regiões do país é o comprometimento em oferecer igualdade de oportunidades, inclusive para imigrantes.
 
Tendo em vista esse cenário, cidades do Canadá como Montreal, desperta a atenção de muitos alunos Brasileiros. Se você quer estudar no exterior, existem diversas opções para alunos estrangeiros, que vão desde o aprimoramento do inglês até a especialização em uma Universidade.
 

Curso de inglês

O curso de inglês é indicado para quem quer aprender e praticar o idioma com nativos, compartilhando o momento de aprendizado com pessoas de diversos lugares do mundo.
A partir de um teste para saber qual nível o aluno está, serão indicados possíveis níveis e diferentes categorias para o aprendizado e/ou aprimoramento da língua inglesa.
·         General English;
·         Cursos preparatórios para provas de proficiência;
·         Inglês para negócios;
·         Inglês acadêmico.
 

Cursos Vocacionais – Career College

Cursos de média ou longa duração, estes cursos técnicos/profissionalizantes são indicados para quem tem um inglês mais avançado e quer uma especialização ou uma nova profissão. Os cursos mais populares envolvem as áreas de Business, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Social Media, Hospitalidade, Culinária, etc.
 

Cursos de Ensino Superior

Referência em universidades de destaque nos rankings internacionais, a Austrália oferece aos estudantes programas de excelência para pós-graduação e pesquisa, acesso a estágio e possibilidade de trabalhar legalmente no país.
Graduação, mestrado ou doutorado:
-  Bachelor Degree: 3 a 5 anos;
-  Master Degree: 1 a 2 anos;
-  Doctoral Degree (PhD): 3 a 6 anos.
· População – 1.704.694
· Localização – Província de Quebec
· Área – 365.65 km²
· Fundação – 17 de maio de 1642

Por quê escolher

Confira as principais características do país
e porque ele tem tudo para ser seu próximo destino

O clima em Montreal é semi-continental e instalável. Isso porque a cidade está localizada em um ponto de encontro de massas de ar polares e frentes frias, que faz com que as temperaturas variem bastante ao longo do ano e de forma rápida. O verão costuma ser quente e úmido e as temperaturas variam de 18°C a 26°C. Já o inverno tem neve e baixas temperaturas, que atingem temperaturas negativas que variam entre -5°C e -13°C. Em meses mais rigorosos de frio, a temperatura pode chegar a mínimas extremas de -40°.
Montreal é a maior cidade da província de Quebec e o segundo município mais populoso do Canadá. A cidade já foi chamada anteriormente de Ville-Marie, ou "Cidade de Maria", mas depois foi renomeada para "Montréal", em homenagem ao Monte Royal, um morro localizado em um parque no centro da cidade. O local, onde hoje é localizado a cidade de Montreal, foi habitado por nativos algonquinos, hurões e iroqueses, por milhares de anos antes da chegada dos primeiros europeus. O primeiro europeu a pisar na cidade foi Jacques Cartier, que veio navegando o Rio São Lourenço, em 1535.
 
Em 1639, o cobrador de impostos Jérôme Le Royer criou uma companhia, em Paris. O objetivo da companhia era a colonização da atual Ilha de Montreal. Dois anos depois, a companhia enviou um grupo de missionários cristãos, cujo objetivo principal era "cristianizar" os nativos locais. Em 1642, o grupo missionário, desembarcou na ilha e construiu um forte, estabelecendo a Vila Maria de Montreal. No início do século XVII, a pequena “Ville-Marie” passou a ser chamada de Montreal. Nessa época, possuía uma população de aproximadamente 3,5 mil habitantes. Aos poucos, o papel de Montreal como centro de transporte de peles deu lugar ao transporte de madeira e produtos agrícolas.

Em 1847, foi iniciado um serviço de transporte marítimo entre Montreal, Liverpool e o continente europeu, graças a ligações telegráficas com Toronto, Quebec e Nova York. Mais tarde, em 1856, como consequência da implantação da ferrovia de Toronto, Montreal se tornou uma cidade central. A cidade passou a ser um porto internacional, conectado a uma rede de linhas ferroviárias. O crescimento da cidade, tanto em termos econômicos como populacionais alcançou os 100 mil habitantes, no fim da década de 1860.

Durante o século XXI, Montreal continuou a prosperar como uma cidade dinâmica e crescente, com economia diversificada e uma vida cultural muito rica. As boas condições econômicas da cidade permitiram avanços na infraestrutura da cidade, como a expansão do sistema de metrô para a cidade vizinha de Laval, o desenvolvimento de um anel rodoviário em torno da Ilha de Montreal e a revitalização de vários bairros, antes decadentes.
 
Hoje, Montreal é uma das melhores cidades para se viver, se já considerada pela revista Economist, como a 14ª melhor cidade do mundo para se viver entre as 140 cidades avaliadas.
 

Se você chegou até aqui já sabe todos os benefícios de morar em Montreal. Mas é muito importante, antes de escolher qualquer cidade para fazer intercâmbio, entender se ela combina com seu estilo de vida. E se você é uma pessoa que aprecia viver em uma metrópole, com uma cultura vibrante, combinando com um friozinho, com certeza vai curtir viver em Montreal!
 
Montreal é um dos mais importantes polos econômicos e científicos da América do Norte. E também, um grande centro cultural, com belos museus, parques amplos, festivais de rua, atividades culturais e uma das maiores ciclovias do mundo, que pode ser muito bem aproveitada, já que a cidade tem um dos menores índices de criminalidade da América do Norte, proporcionando segurança aos seus habitantes ao andar de bicicleta ou a pé pelas ruas.
 
O custo de vida em Montreal é bem menor do que em outras cidades do Canadá. É possível viver de maneira confortável, com um rendimento razoável. Mas, é claro que gastos como moradia, alimentação e lazer variam de acordo com seu estilo vida. A média de custos na cidade com acomodação, contas básicas e alimentação é de CAD$ 1.200 mensais. Uma coisa importante de se lembrar é que o visto de estudante no Canadá, para quem faz cursos técnicos e de ensino superior, permite o aluno trabalhar enquanto estuda, o que poderá te ajudar muito nas despesas!

Antes de mais nada, quando o quesito é acomodação a primeira pergunta é: qual a sua necessidade? São muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Provavelmente a acomodação será onde você mais vai gastar e que mais pode variar de acordo com a cidade que você escolher e região onde vai morar.
 
Morar com pessoas de diferentes lugares do mundo para alguns pode ser desafiador, para outros uma experiência incrível e muito enriquecedora. Não importa, são muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Lembrando que o pagamento do aluguel é semanal, seja qual for a acomodação, é preciso respeitar as regras do local e a cultura de quem convive com você.
 
Casa de Família (Homestay) – uma boa opção para quem busca segurança, tem um valor de periodicidade mensal entre CAD$215 e CAD$235. Pode ter café da manhã e jantar incluídos e quarto exclusivo.
 
Acomodação compartilhada (Shared Accommodations) – opção mais barata e atrativa, tem como principal diferencial oferecer ao estudante a independência de morar sozinho. Os valores giram em torno de CAD$250 por semana, dependendo da região ou do número de pessoas por quarto.
 
Apartamento Estudantil (Students Apartments) – opção para quem quer gastar menos com transporte, este tipo de acomodação é localizada no próprio campus da universidade/escola. Tem custo aproximado de CA$260 por semana e na maioria das vezes tem serviço de limpeza incluso.
Assim como muitos pontos positivos que Montreal carrega, o transporte público é um deles. A locomoção na cidade é muito eficiente, pontual e atende às necessidades dos moradores, visitantes e estudantes internacionais. O transporte público em Montreal é administrado pelo STM - Société de Transport de Montréal, que possui frotas de ônibus e quatro linhas de metrô. O metrô é o mais popular, por ser mais rápido. Mas, é importante tem atenção, porque ele não cobre todos os bairros da cidade. No entanto, os ônibus realizam esse trajeto com pontualidade e segurança.
 
A boa notícia é que o transporte funciona de maneira integrada e você pode utilizar o mesmo ticket ônibus e metrô. Os bilhetes permanecem válidos até 120 minutos a partir do uso no primeiro transporte. Há também a opção de pagar mensalmente uma taxa de CAD$85,00, para andar de ônibus e metrô por dentro da cidade. E se você está visitando a cidade e não vai ficar muito tempo, você pode optar por uma outra taxa no valor de CAD$3,25.
 
E para quem quer conhecer a cidade com mais tranquilidade é possível alugar uma bicicleta e pedalar por aí! Em Montreal você vai encontrar uma das maiores ciclovias do mundo, e é muito comum ver as pessoas irem para a escola ou para o trabalho de bicicleta.

Com certeza não vai faltar trabalho em Montreal, mas para ter sucesso no país é preciso desenvolver e dominar o inglês. Além disso, fazer amigos e criar um bom networking será essencial para encontrar o seu primeiro emprego no país.
 
No Canadá existem os empregos considerados “entry level”, que oferecem uma remuneração um pouco mais baixa e de modo informal. São os atendentes e fast foods, garçons e outras profissões, que se adequam facilmente àqueles que estão iniciando no mercado de trabalho canadense. Entretanto, vale lembrar que a cultura é diferente e o salário mínimo é justo. O pagamento é contado por hora e varia de acordo com a região entre CAD$11 e CAD$15.
 
Além disso, existem ainda vários outros tipos de vagas para quem deseja entrar no mercado de trabalho canadense, como sales representative, pharmacy assistant e executive and administrative assistant com salários que variam de $23,483 até $87,976 por ano. O que conta muito são requisitos como organização, capacidade de trabalhar em equipe, atenção aos detalhes, habilidades de gerenciamento de tempo, solução de problemas etc. Ah, e o inglês é fundamental!

Atenção: Não se esqueça de que, mesmo empregos “entry level” exigem um Work Permit para trabalhar! O estudante deve estar matriculado em um curso vocacional oferecido por uma instituição de ensino vocacional, conhecido como Career College. Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.

Em Montreal você vai encontrar as facilidades de um centro urbano com a tranquilidade de cidade pequena. Lá você vai poder aproveitar as diversas mostras gastronômicas e culturais, conhecer a famosa arquitetura e apreciar a natureza. E claro, não queremos que perca a oportunidade de aproveitar nenhuma das atrações da cidade, por isso, olha só o que separamos para você:

Museu Ambiental Biodome
Uma atração impressionante para se visitar! O museu reproduz a úmida floresta tropical, as florestas das Laurentian Mountains, um habitat polar e ecossistema marinho do rio São Lourenço. O museu fica localizado dentro da área do Olympic Park, que foi construído para os Jogos Olímpicos de 1976.


Jardim Botânico de Montreal
O Jardim Botânico de Montreal impressiona pela quantidade de espécies de plantas e as esculturas feitas no jardim. São mais de 21 mil plantas, que podem ser admiradas em um passeio imperdível para quem quer ter um contato com a natureza.
 
Parque Mont Royal em Montreal
É um dos principais pontos turísticos de Montreal, por sua beleza, tamanho e por ter sido criado pela mesma pessoa que projetou o Central Park, em Nova York. Lá você poderá apreciar a natureza, passear, correr, praticar esportes ou andar de bicicleta, já que tem a opção de alugar bikes, o que facilita para conhecer melhor o parque.


Notre Dame Basilic
Uma das igrejas mais bonitas da América do Norte, a Basílica de Notre-Dame é uma obra prima. Fundada em 1820, é a mais antiga igreja católica de Montreal. A arquitetura vai te impressionar, não deixe de reparar no teto da igreja, que é pintado de azul com estrelas douradas.
 
Vieux-Montreal
Conhecido como Old Montreal, é um bairro antigo considerado um dos mais charmosos e preservados da cidade. Vale a pena ir até a região para apreciar as ruas históricas bem procuradas pelos turistas, e as antigas construções que hoje se tornaram edifícios do governo e comércios de todos os tipos.


Plateau
Se você passar por Montreal no Canadá não deixe de visitar o Plateau! É o mais agitado e divertido bairro da cidade. São diversos restaurantes, bares e pubs para curtir a mais divertida noite canadense.

Depoimentos

Promoções

Cidades

Escolha uma cidade para o seu intercâmbio

Conheça outros destinos

Escolha um país diferente

Austrália

Austrália

A Austrália é um dos principais destinos para os intercambistas brasileiros. Com alto padrão de vida, clima semelhante ao do Brasil e população multicultural, a terra dos cangurus é ideal para quem deseja ter uma experiência de estudo e trabalho no exterior.

Saiba Mais

Irlanda

Irlanda

Acessível e popular entre os brasileiros, a Irlanda é o destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior e ter contato com nativos da língua inglesa. Além disso, o país conta com paisagens naturais e cidades bem desenvolvidas, onde passado e modernidade se complementam.

Saiba Mais

Nova Zelândia

Nova Zelândia

A viagem é longa, mas a gente garante que fazer um intercâmbio na Nova Zelândia vale a pena! O país possui clima tropical, moradores hospitaleiros e paisagens de tirar o fôlego, além de ser famoso pelos esportes radicais. Perfeito para estudantes aventureiros e apaixonados pela natureza.

Saiba Mais

Siga-nos nas Redes Sociais