Cercada pelo mar, montanhas, florestas e rios, em Vancouver você vai se sentir dentro de um quadro pintado a mão.

Qualidade de vida é um tópico importante para se pensar quando for escolher uma cidade para fazer intercâmbio. E nisso, Vancouver ganha de muitas cidades por aí. Ela foi eleita em 2018 como a melhor cidade para se viver da América do Norte e a 5ª melhor do mundo, levando em conta fatores como estabilidade, segurança, níveis de criminalidade e desempenho da aplicação da lei local.
 
Outro ponto positivo é que o ensino em Vancouver é bastante acessível aos estudantes estrangeiros, e a cidade tem cursos e instituições de alta. Além disso, viver em Vancouver vai ser uma boa oportunidade para conhecer pessoas de outras culturas, já que a cidade recebe muito bem essas diferentes nacionalidades, e você vai conviver com elas na universidade ou até mesmo no mercado de trabalho.

De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os jovens canadenses estão entre os mais bem educados do mundo, antes de Estados Unidos e países europeus como Reino Unido e França.

Para alunos imigrantes vemos um cenário bem satisfatório, com alto número de imigrantes em suas escolas, mais de um terço dos jovens no Canadá são oriundos de outro país, com integração rápida, inclusive em desempenho. Um traço comum entre todas as regiões do país é o comprometimento em oferecer igualdade de oportunidades, inclusive para imigrantes.

Tendo em vista esse cenário, cidades do Canadá como Vancouver, desperta a atenção de muitos alunos Brasileiros. Se você quer estudar no exterior, existem diversas opções para alunos estrangeiros, que vão desde o aprimoramento do inglês até a especialização em uma Universidade.

Curso de inglês

O curso de inglês é indicado para quem quer aprender e praticar o idioma com nativos, compartilhando o momento de aprendizado com pessoas de diversos lugares do mundo.
A partir de um teste para saber qual nível o aluno está, serão indicados possíveis níveis e diferentes categorias para o aprendizado e/ou aprimoramento da língua inglesa.

· General English;
· Cursos preparatórios para provas de proficiência;
· Inglês para negócios;
· Inglês acadêmico.

Cursos Vocacionais – Career College

Cursos de média ou longa duração, estes cursos técnicos/profissionalizantes são indicados para quem tem um inglês mais avançado e quer uma especialização ou uma nova profissão. Os cursos mais populares envolvem as áreas de Business, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Social Media, Hospitalidade, Culinária, etc.

Cursos de Ensino Superior

Referência em universidades de destaque nos rankings internacionais, a Austrália oferece aos estudantes programas de excelência para pós-graduação e pesquisa, acesso a estágio e possibilidade de trabalhar legalmente no país.
Graduação, mestrado ou doutorado:

-  Bachelor Degree: 3 a 5 anos;
-  Master Degree: 1 a 2 anos;
-  Doctoral Degree (PhD): 3 a 6 anos.

· População – 631.486
· Localização – Região de Lower Mainland, província canadense da Colúmbia Britânica
· Área – 114 km²
· Fundação – 6 de abril de 1886

Por quê escolher

Confira as principais características do país
e porque ele tem tudo para ser seu próximo destino

O clima de Vancouver é ameno o ano todo, com média de 20°C no verão e 5°C no inverno. O verão, de julho a setembro, é fresco e bastante úmido. Já o inverno, de janeiro a março, costuma ser úmido. Pode nevar na cidade, mas não é muito comum, exceto nas colunas de esqui.

Vestígios arqueológicos indicam que, há pelo menos três mil anos atrás, os povos aborígenes habitaram e realizaram assentamentos na região onde atualmente está localizada a cidade de Vancouver. Em 1778, o explorador britânico, Capitão James Cook, chegou no local pela primeira vez. Em 1791, chegaram também vários navios espanhóis, que trouxeram mudanças para a vida dos aborígenes. Mas, foi em 1792, que começou a verdadeira transformação da cidade, quando o capitão George Vancouver, da Grã-Bretanha, embarcou no HMS Discovery em Burrard Inlet e começou a mapear as águas da Costa Oeste, juntamente com o espanhol Dionisio Alcala Galiano, que já mapeava algumas áreas.

Os colonos continuaram a se instalar pela região de Vancouver e prosperaram com o comércio de peixes, pele de animais, agricultura e madeira. O primeiro assentamento europeu permanente na área de Vancouver foi fundado em 1862. A instalação de uma madeireira em Moodyville, atual North Vancouver, permitiu a expansão da indústria madeireira, desde então uma fonte de renda da economia de Vancouver.

A construção da ferrovia, pelo governo canadense, foi a condição imposta pela Colúmbia Britânica para que se juntasse ao Canadá, juntando-se à Confederação em 1871. Vancouver foi incorporada como cidade no dia 6 de abril de 1886, no mesmo ano da inauguração da Canadian Pacific Railway, e da chegada do primeiro trem transcontinental à cidade. A década de 1950 foi de crescimento e prosperidade, com o desenvolvimento extensivo do subúrbio de Vancouver: Burnaby e Delta. Durante os anos 1960 a autoestrada 401, e a estância de esqui de classe mundial de Whistler/Blackcomb foram alguns dos implementos da cidade.

Vancouver sediou a Copa Grey em 2005, o Campeonato Mundial de Hóquei Júnior e o Fórum Urbano Mundial em 2006 e os Jogos Olímpicos de Inverno, em 2010. Hoje, Vancouver é a terceira maior do Canadá, considerada um dos melhores lugares do mundo para se viver e visitar.

Se você chegou até aqui já sabe todos os benefícios de morar em Vancouver. Mas é muito importante, antes de escolher qualquer cidade para fazer intercâmbio, entender se ela combina com seu estilo de vida. E se você quer viver em uma cidade moderna que é privilegiada por natureza em todos os cantos, com certeza vai curtir viver em Vancouver!

Vancouver possui uma natureza completa ao seu redor: mar, rios, montanhas e florestas, e isso não deixa de lado a parte urbana da cidade, que tem uma estrutura impecável, transporte público de qualidade, escolas públicas para crianças, excelentes instituições de ensino e muitas opções de programas culturais. Além disso, ao andar pela cidade você vai ver que suas ruas arborizadas, calçadas limpas e o ar puro fazem seus visitantes quererem andar até mesmo a pé por lá.

E falando em custo de vida, Vancouver, pela qualidade de vida e popularidade, tem um custo de vida um pouco mais alto comparado a cidades do Canadá. Mas, é claro que gastos como moradia, alimentação e lazer variam de acordo com seu estilo vida. A média de custos na cidade com acomodação, contas básicas e alimentação é de CAD$ 1.200. Uma coisa importante de se lembrar é que o visto de estudante no Canadá, para quem faz cursos técnicos e de ensino superior, permite o aluno trabalhar enquanto estuda, o que poderá te ajudar muito nas despesas!

Antes de mais nada, quando o quesito é acomodação a primeira pergunta é: qual a sua necessidade? São muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Provavelmente a acomodação será onde você mais vai gastar e que mais pode variar de acordo com a cidade que você escolher e região onde vai morar.

Morar com pessoas de diferentes lugares do mundo para alguns pode ser desafiador, para outros uma experiência incrível e muito enriquecedora. Não importa, são muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Lembrando que o pagamento do aluguel é semanal, seja qual for a acomodação, é preciso respeitar as regras do local e a cultura de quem convive com você.

Casa de Família (Homestay) – uma boa opção para quem busca segurança, tem um valor de periodicidade mensal entre CAD$215 e CAD$235. Pode ter café da manhã e jantar incluídos e quarto exclusivo.

Acomodação compartilhada (Shared Accommodations) – opção mais barata e atrativa, tem como principal diferencial oferecer ao estudante a independência de morar sozinho. Os valores giram em torno de CAD$250 por semana, dependendo da região ou do número de pessoas por quarto.

Apartamento Estudantil (Students Apartments) – opção para quem quer gastar menos com transporte, este tipo de acomodação é localizada no próprio campus da universidade/escola. Tem custo aproximado de CA$260 por semana e na maioria das vezes tem serviço de limpeza incluso.

Em Vancouver, uma das principais cidades do Canadá, o Skytrain é bastante famoso por ser o sistema de transporte mais rápido e automatizado do país, possuindo cerca de 80km de trilhos que funcionam diariamente das 5h20 da manhã à 1h20 da madrugada. Esse é o trem que conecta Vancouver e suas regiões.

Também há a opção de se locomover por ônibus e seabus, que é uma balsa que conecta Vancouver à cidade de North Vancouver. Outra opção é o Ferry, ótimo para quem gosta de conhecer novos lugares, com trilhas, praias, por exemplo.

Os valores do transporte público dependem da zona que você irá se locomover, pois cada uma possui um valor diferente. Você pode usar um ticket unitário ou aderir aos cartões com planos mensais, como Compass Card. O preço pode variar entre $95 e $174 mensais.

Com certeza, não vai faltar trabalho em Vancouver, mas para ter sucesso no país é preciso desenvolver e dominar o inglês. Além disso, fazer amigos e criar um bom networking será essencial para encontrar o seu primeiro emprego no país.

No Canadá existem os empregos considerados “entry level”, que oferecem uma remuneração um pouco mais baixa e de modo informal. São os atendentes e fast foods, garçons e outras profissões, que se adequam facilmente àqueles que estão iniciando no mercado de trabalho canadense. Entretanto, vale lembrar que a cultura é diferente e o salário mínimo é justo. O pagamento é contado por hora e varia de acordo com a região entre CAD$11 e CAD$15.

Além disso, existem ainda vários outros tipos de vagas para quem deseja entrar no mercado de trabalho canadense, como sales representative, pharmacy assistant e executive and administrative assistant com salários que variam de $23,483 até $87,976 por ano. O que conta muito são requisitos como organização, capacidade de trabalhar em equipe, atenção aos detalhes, habilidades de gerenciamento de tempo, solução de problemas etc. Ah, e o inglês é fundamental!

Atenção: Não se esqueça de que, mesmo empregos “entry level” exigem um Work Permit para trabalhar! O estudante deve estar matriculado em um curso vocacional oferecido por uma instituição de ensino vocacional, conhecido como Career College. Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.

Vancouver oferece as facilidades de um centro urbano e com algumas pitadas de cidade pequena. Você vai encontrar de tudo um pouco: lojas, restaurantes, parques, praias, montanhas, bairros tranquilos, bairros mais badalados e um povo muito hospitaleiro. E claro, não queremos que perca a oportunidade de conhecer nenhum desses lugares, por isso, olha só o que separamos para você:

Stanley Park

O maior parque de Vancouver, Stanley Park tem uma área de aproximadamente 400 hectares, 10% maior que o Central Park de Nova Iorque, e é um dos pontos mais visitados da cidade. Considerado pelo TripAdvisor como o melhor do mundo, apresenta diversas atrações, como aquário, 22 monumentos históricos, quadras de tênis, golfe, cricket e vôlei, com opções de alimentação, cafés e restaurantes.

Harbor Centre – Vancouver Lookout

Com giro de 360º, o Vancouver Lookout é o famoso ícone da cidade e um dos mais altos prédios de Vancouver. Do restaurante no último andar é possível conferir a vista maravilhosa da cidade.

Capilano Suspension Bridge

A Capilano Suspension Bridge é uma ponte de 140 metros de distância e que fica a 70 metros acima do rio. Está localizada na região norte de Stanley Park.

Grouse Mountain

Localizada na cidade vizinha de Vancouver, a Grouse Mountain é uma montanha toda coberta de gelo com uma trilha de 4km aberta à população. Com elevação de 853 metros, é considerada de difícil escalada e pode demorar 1 hora e meia a 2 horas. Quer mais opção? Golf, mountain bike, compras, apresentações, ursos em seu habitat natural e ótimas opções de alimentação também fazem parte da atração. No inverno, snowboard, ski, snow shoes e sledding também são ótimas opções para você se divertir.

Totem Poles

Uma parada imperdível ao visitar Vancouver! Os nove totens coloridos de Brockton Point, são esculturas monumentais talhadas a partir de árvores, que carregam espiritualidade, cultura e crença dos indígenas que um dia habitaram a região, com a intenção de perpetuar seu legado.

Depoimentos

Promoções

Cidades

Escolha uma cidade para o seu intercâmbio

Conheça outros destinos

Escolha um país diferente

Austrália

Austrália

A Austrália é um dos principais destinos para os intercambistas brasileiros. Com alto padrão de vida, clima semelhante ao do Brasil e população multicultural, a terra dos cangurus é ideal para quem deseja ter uma experiência de estudo e trabalho no exterior.

Saiba Mais

Irlanda

Irlanda

Acessível e popular entre os brasileiros, a Irlanda é o destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior e ter contato com nativos da língua inglesa. Além disso, o país conta com paisagens naturais e cidades bem desenvolvidas, onde passado e modernidade se complementam.

Saiba Mais

Nova Zelândia

Nova Zelândia

A viagem é longa, mas a gente garante que fazer um intercâmbio na Nova Zelândia vale a pena! O país possui clima tropical, moradores hospitaleiros e paisagens de tirar o fôlego, além de ser famoso pelos esportes radicais. Perfeito para estudantes aventureiros e apaixonados pela natureza.

Saiba Mais

Siga-nos nas Redes Sociais