Montanhas costeiras, neve, teleféricos, resorts, restaurantes e muito entretenimento.

Um dos destinos preferidos dos amantes de esportes de frio, Whistler ter sido cada vez mais procurado por estudantes internacionais que querem fugir de um destino comum. E quem tem escolhido a cidade, tem se surpreendido com a ótima infraestrutura e opções de acomodação e alimentação a preços que cabem no bolso.
E saindo um pouco da esfera dos esportes radicais, Whistler conta com uma área central onde estão posicionados várias lojas, cafés, confeitarias, restaurantes e bares, formas de curtir a cidade que agrada a todos os gostos! Outra vantagem dessa vila, é que ela fica a aproximadamente 125km de Vancouver, com um percurso de paisagens privilegiadas. Por isso, escolher Whistler como cidade do seu intercâmbio vai te proporcionar também conhecer outros destinos do Canadá.

De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os jovens canadenses estão entre os mais bem educados do mundo, antes de Estados Unidos e países europeus como Reino Unido e França.
 
Para alunos imigrantes vemos um cenário bem satisfatório, com alto número de imigrantes em suas escolas, mais de um terço dos jovens no Canadá são oriundos de outro país, com integração rápida, inclusive em desempenho. Um traço comum entre todas as regiões do país é o comprometimento em oferecer igualdade de oportunidades, inclusive para imigrantes.
 
Tendo em vista esse cenário, cidades do Canadá como Whistler, desperta a atenção de muitos alunos Brasileiros. Se você quer estudar no exterior, existem diversas opções para alunos estrangeiros, que vão desde o aprimoramento do inglês até a especialização em uma Universidade.
 

Curso de inglês

O curso de inglês é indicado para quem quer aprender e praticar o idioma com nativos, compartilhando o momento de aprendizado com pessoas de diversos lugares do mundo.
A partir de um teste para saber qual nível o aluno está, serão indicados possíveis níveis e diferentes categorias para o aprendizado e/ou aprimoramento da língua inglesa.
·         General English;
·         Cursos preparatórios para provas de proficiência;
·         Inglês para negócios;
·         Inglês acadêmico.
 

Cursos Vocacionais – Career College

Cursos de média ou longa duração, estes cursos técnicos/profissionalizantes são indicados para quem tem um inglês mais avançado e quer uma especialização ou uma nova profissão. Os cursos mais populares envolvem as áreas de Business, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Social Media, Hospitalidade, Culinária, etc.
 

Cursos de Ensino Superior

Referência em universidades de destaque nos rankings internacionais, a Austrália oferece aos estudantes programas de excelência para pós-graduação e pesquisa, acesso a estágio e possibilidade de trabalhar legalmente no país.
Graduação, mestrado ou doutorado:
-  Bachelor Degree: 3 a 5 anos;
-  Master Degree: 1 a 2 anos;
-  Doctoral Degree (PhD): 3 a 6 anos.

· População – 9.248
· Localização – Província de British Columbia
· Área – 161,7 km²
· Fundação – 1914

Por quê escolher

Confira as principais características do país
e porque ele tem tudo para ser seu próximo destino

Whistler é um destino bastante procurado pelo frio, já que tem muitas atrações na neve. No inverno, as temperaturas ficam em torno de 7°C a 10°C. No topo das montanhas é mais frio, já que as temperaturas são mais baixas no alto da montanha, o que pode chegar a -15ºC. A cidade no verão tem um clima na faixa de 21°C.
Whistler é uma cidade localizada na Província de British Columbia, nas montanhas costeiras. A cidade tem uma população aproximadamente dez mil habitantes, recebendo cerca de dois milhões de turistas por ano.
Por volta de 1900, os únicos que habitavam o local onde hoje é a cidade de Whistler eram alguns caçadores e exploradores que chegaram à região. Em 1910, Alex e Myrtle Philip chegaram até Whistler após uma longa viagem de Vancouver. Abriram seu negócio e em 1914, foi inaugurada a hospedaria Rainbow Lodge. Ano que é considerada a fundação da cidade.
Em 1962, quatro executivos de Vancouver começaram o desenvolvimento do local tendo em mente transformar a montanha de Whistler para os Jogos Olímpicos de Inverno, visto que a cidade era um excelente destino de esqui. Até 1964 não havia estrada, eletricidade, água ou esgoto em Whistler. Em 1966, a “A Montanha Whistler”, anteriormente chamada de “Montanha de Londres”, abriu oficialmente para esquiadores.
 
No ano de 1975, a população cresceu rapidamente e se transformou na primeira e única cidade-resort do Canadá. E essa característica foi se tornando mais popular, e Whistler levou a nomeação de melhor resort de esqui da América do Norte pela revista Snow Country Magazine. Desde então, Whistler continua a ser um dos destinos mais procurados em todas as estações. Um marco para Whistler foi o ano de 2010, quando a cidade ficou ainda mais conhecida por dividir o palco sede das Olimpíadas de Inverno com Vancouver.

Se você chegou até aqui já sabe todos os benefícios de morar em Calgary. Mas é muito importante, antes de escolher qualquer cidade para fazer intercâmbio, entender se ela combina com seu estilo de vida. E se você procura um destino turístico que predomina frio e neve, mas que pode ser visitado em todas as estações do ano, com certeza vai curtir viver em Whistler!
 
É fato que o estilo de vida em Whistler combina perfeitamente com frio, neve e esportes radicais no gelo, não é à toa que a cidade sediou a maioria vários eventos das Olimpíadas de Inverno. Na cidade você vai encontrar a montanha de Whistler, considerada um dos principais centros de esqui da América do Norte, que atrai milhares de viajantes para a prática também de snowboard e sledding. Lá também fica localizados diversos resorts, entre um dos maiores da América do Norte, com 200 pistas, ou esqui fora das pistas. E para se alimentar, depois de tanta aventura, Whistler tem excelentes opções de restaurantes, com chefs de cozinha renomados de todos os cantos do mundo.
 
Apesar de ser um destino turístico, o custo de vida em Whistler é considerado mais acessível em comparação com outras cidades do Canadá, como Vancouver e Toronto. É possível viver de maneira confortável, com um rendimento razoável. Mas, é claro que gastos como moradia, alimentação e lazer variam de acordo com seu estilo vida. Uma coisa importante de se lembrar é que o visto de estudante no Canadá, para quem faz cursos técnicos e de ensino superior, permite o aluno trabalhar enquanto estuda, o que poderá te ajudar muito nas despesas!

Antes de mais nada, quando o quesito é acomodação a primeira pergunta é: qual a sua necessidade? São muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Provavelmente a acomodação será onde você mais vai gastar e que mais pode variar de acordo com a cidade que você escolher e região onde vai morar.
 
Morar com pessoas de diferentes lugares do mundo para alguns pode ser desafiador, para outros uma experiência incrível e muito enriquecedora. Não importa, são muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Lembrando que o pagamento do aluguel é semanal, seja qual for a acomodação, é preciso respeitar as regras do local e a cultura de quem convive com você.
 
Casa de Família (Homestay) – uma boa opção para quem busca segurança, tem um valor de periodicidade mensal entre CAD$215 e CAD$235. Pode ter café da manhã e jantar incluídos e quarto exclusivo.
 
Acomodação compartilhada (Shared Accommodations) – opção mais barata e atrativa, tem como principal diferencial oferecer ao estudante a independência de morar sozinho. Os valores giram em torno de CAD$250 por semana, dependendo da região ou do número de pessoas por quarto.
 
Apartamento Estudantil (Students Apartments) – opção para quem quer gastar menos com transporte, este tipo de acomodação é localizada no próprio campus da universidade/escola. Tem custo aproximado de CA$260 por semana e na maioria das vezes tem serviço de limpeza incluso.
Em Whistler, há serviço de ônibus para a maioria das áreas da cidade. Por ser uma cidade turística, a maioria dos hotéis opera transporte gratuito entre os hotéis e os teleféricos. Durante o verão, há um serviço de transporte gratuito entre Whistler e Lost Lake, um parque municipal situado entre as montanhas. A tarifa para uma única viagem é de CAD$2,50. E se você for utilizar o ônibus várias vezes por dia, vale a pena optar pelo passe diário, que custa CAD$7 e você pode usar quantas vezes precisar.

Com certeza, não vai faltar trabalho em Whistler, mas para ter sucesso no país é preciso desenvolver e dominar o inglês. Além disso, fazer amigos e criar um bom networking será essencial para encontrar o seu primeiro emprego no país.
 
No Canadá existem os empregos considerados “entry level”, que oferecem uma remuneração um pouco mais baixa e de modo informal. São os atendentes e fast foods, garçons e outras profissões, que se adequam facilmente àqueles que estão iniciando no mercado de trabalho canadense. Entretanto, vale lembrar que a cultura é diferente e o salário mínimo é justo. O pagamento é contado por hora e varia de acordo com a região entre CAD$11 e CAD$15.
 
Além disso, existem ainda vários outros tipos de vagas para quem deseja entrar no mercado de trabalho canadense, como sales representative, pharmacy assistant e executive and administrative assistant com salários que variam de $23,483 até $87,976 por ano. O que conta muito são requisitos como organização, capacidade de trabalhar em equipe, atenção aos detalhes, habilidades de gerenciamento de tempo, solução de problemas etc. Ah, e o inglês é fundamental!

Atenção: Não se esqueça de que, mesmo empregos “entry level” exigem um Work Permit para trabalhar! O estudante deve estar matriculado em um curso vocacional oferecido por uma instituição de ensino vocacional, conhecido como Career College. Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.

Com certeza, não vai faltar trabalho em Whistler, mas para ter sucesso no país é preciso desenvolver e dominar o inglês. Além disso, fazer amigos e criar um bom networking será essencial para encontrar o seu primeiro emprego no país.
 
No Canadá existem os empregos considerados “entry level”, que oferecem uma remuneração um pouco mais baixa e de modo informal. São os atendentes e fast foods, garçons e outras profissões, que se adequam facilmente àqueles que estão iniciando no mercado de trabalho canadense. Entretanto, vale lembrar que a cultura é diferente e o salário mínimo é justo. O pagamento é contado por hora e varia de acordo com a região entre CAD$11 e CAD$15.
 
Além disso, existem ainda vários outros tipos de vagas para quem deseja entrar no mercado de trabalho canadense, como sales representative, pharmacy assistant e executive and administrative assistant com salários que variam de $23,483 até $87,976 por ano. O que conta muito são requisitos como organização, capacidade de trabalhar em equipe, atenção aos detalhes, habilidades de gerenciamento de tempo, solução de problemas etc. Ah, e o inglês é fundamental!

Atenção: Não se esqueça de que, mesmo empregos “entry level” exigem um Work Permit para trabalhar! O estudante deve estar matriculado em um curso vocacional oferecido por uma instituição de ensino vocacional, conhecido como Career College. Cursos de idiomas não qualificam para obter a permissão para trabalhar.

Whistler é um destino fora do comum, que apesar de predominar atrações na neve, tem diversas opções de atividades ao longo do ano. E para que não perca a oportunidade de conhecer esses lugares, olha só o que separamos para você:
 
Whistler Blackcomb
Blackcomb é uma das principais razões para visitar Whistler durante a temporada de esqui. A estação de esqui é a maior e mais importante da América do Norte. Lá é onde você encontrará também uma vila charmosa, hotéis, bares, restaurantes e duas montanhas de esqui. Imperdível!
 
Peak 2 Peak Gondola
Foi este teleférico que trouxe fama internacional a Whistler Blackcomb. Lá de cima, há cerca de 300 metros de altura, é possível ver boa parte do estado de British Columbia! O trajeto é de quase seis quilômetros que liga as montanhas Whistler e Blackcomb. Algumas cabines das gôndolas ainda possuem um chão de vidro, que completa a vista emocionante. Os tickets custam CAD$58 e crianças menores de 6 anos não pagam.
 
Parque Whistler Mountain Bike
Os esportes de neve não são as únicas atividades cheias de adrenalina a serem praticados nas encostas das montanhas de Whistler. Este parque tem diversas trilhas para todos os níveis, de especialistas a iniciantes. Cruze florestas e passe por lagos cintilantes enquanto aprecia o ar fresco. Para expedições menos desgastantes, explore o parque de tirolesa.
 
Whistler Olympic Park
É o paraíso dos esportes de invernos, com infinitas atividades na neve. O Parque Olímpico de Whistler possui quilômetros de trilhas de esqui, baseboard e zonas de saltos de esqui, para todos os níveis de adrenalina. Foi esse local que recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
 
Zipling in Whistler
Se você gosta de aventura, essa tirolesa precisa entrar na sua lista de atividades em Whistler. É a maior tirolesa no Canadá e nos Estados Unidos, com mais de 2 quilômetros. Muito radical!
 
Squamish Lil’wat Cultural Centre
Para quem quer buscar uma atividade com menos adrenalina, o Centro Cultural Squamish Lil'wat é uma ótima opção. Lá você vai conhecer um pouco sobre a história, costumes e cultura dos povos que viviam na região antes dos primeiros europeus chegarem a Whistler. O prédio também é impressionante, pois possui uma arquitetura moderna e elementos naturais.

Depoimentos

Promoções

Cidades

Escolha uma cidade para o seu intercâmbio

Conheça outros destinos

Escolha um país diferente

Austrália

Austrália

A Austrália é um dos principais destinos para os intercambistas brasileiros. Com alto padrão de vida, clima semelhante ao do Brasil e população multicultural, a terra dos cangurus é ideal para quem deseja ter uma experiência de estudo e trabalho no exterior.

Saiba Mais

Irlanda

Irlanda

Acessível e popular entre os brasileiros, a Irlanda é o destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior e ter contato com nativos da língua inglesa. Além disso, o país conta com paisagens naturais e cidades bem desenvolvidas, onde passado e modernidade se complementam.

Saiba Mais

Nova Zelândia

Nova Zelândia

A viagem é longa, mas a gente garante que fazer um intercâmbio na Nova Zelândia vale a pena! O país possui clima tropical, moradores hospitaleiros e paisagens de tirar o fôlego, além de ser famoso pelos esportes radicais. Perfeito para estudantes aventureiros e apaixonados pela natureza.

Saiba Mais

Siga-nos nas Redes Sociais