![](https://tripstudy.com.br/images/site/ico-comments.png)
Eleita a melhor cidade do mundo para se viver por sete vezes consecutivas.
Motivos para estudar em Melbourne
Melbourne é vista como um centro de atividades culturais. Talvez esse seja um dos principais motivos pelo qual você vai amar estudar nessa cidade. E além disso, Melbourne é uma cidade que recebe muito bem essas diferentes nacionalidades, e você vai conviver com elas na universidade ou até mesmo no mercado de trabalho.
E sendo eleita não uma, mas sete vezes consecutivas a melhor cidade para se viver, é claro que além de encontrar um ótimo sistema de educação e universidades de referência, há também um destaque para a infraestrutura, o sistema de saúde, a segurança e o transporte público de qualidade. E claro, muitas praias incríveis e próximas a cidade, que você consegue chegar de trem.
Educação para estudantes internacionais
Em Melbourne, os estudantes internacionais podem fazer desde cursos de inglês até cursos de ensino superior. A cidade possui uma grande variedade de escolas de inglês, ensino superior e técnico. O ensino é de alta qualidade, os professores são nativos da língua inglesa e os intercambistas têm a chance de aprender junto com pessoas do mundo inteiro, pois Melbourne é uma cidade multicultural.
E se você ainda tiver dúvida, os consultores educacionais da Trip Study analisam o perfil e os objetivos de cada estudante para indicar o melhor curso e a melhor escola.
Curso de inglês
O curso de inglês é indicado para quem quer aprender e praticar o idioma com nativos, compartilhando o momento de aprendizado com pessoas de diversos lugares do mundo.
A partir de um teste para saber qual nível o aluno está, serão indicados possíveis níveis e diferentes categorias para o aprendizado e/ou aprimoramento da língua inglesa.
· General English;
· Cursos preparatórios para provas de proficiência;
· Inglês para negócios;
· Inglês acadêmico.
Cursos vocacionais (Vocational Education Courses)
Cursos de média ou longa duração, estes cursos técnicos/profissionalizantes são indicados para quem tem um inglês mais avançado e quer uma especialização ou uma nova profissão. Os cursos mais populares envolvem as áreas de Business, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Social Media, Hospitalidade, Culinária, etc.
Cursos de Ensino Superior
Referência em universidades de destaque nos rankings internacionais, a Austrália oferece aos estudantes programas de excelência para pós-graduação e pesquisa, acesso a estágio e possibilidade de trabalhar legalmente no país.
Graduação, mestrado ou doutorado:
- Bachelor Degree: 3 a 5 anos;
- Master Degree: 1 a 2 anos;
- Doctoral Degree (PhD): 3 a 6 anos.
Informações gerais
· População – 4.677.157
· Localização – Victoria
· Área – 9.992 km²
· Fundação – 1835
Por quê escolher
Confira as principais características do país
e porque ele tem tudo para ser seu próximo destino
Clima
Sabe aquela história de não sair de casa sem guarda-chuva? Em Melbourne ela vai fazer bastante sentido. O clima na cidade é conhecido por ser incerto, então é bom sempre ter um casaco na bolsa. A temperatura costuma oscilar bastante em um só dia. No verão as máximas podem chegar facilmente a 30 graus. Já no inverno alcançam até 10 graus, e no interior de Melbourne neva. Uma coisa legal de destacar é que se você quiser saber quando acontece o verão ou inverno, pode se basear nas estações do Brasil, pois ocorrem exatamente no mesmo período por estarem no hemisfério sul.
História de Melbourne
Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália, um país da Oceania. A cidade teve sua origem em um forte movimento urbanístico, de meados do século XIX, que escolheu o Pacífico para criar uma rede de grandes cidades comerciais, entre elas: Melbourne, Sydney, Brisbane, Auckland, San Francisco, Seattle e Vancouver.
Melbourne, denominada “Marvelous Melbourne” (Maravilhosa Melbourne) por George Sala em 1888, faz referência ao espantoso progresso e crescimento da cidade. No século XIX, Melbourne foi a mais próspera entre todas as cidades desenvolvidas na costa do Pacífico, sendo também a maior tanto em população quanto em extensão física. Esta qualidade foi reforçada pelo descobrimento de ouro na região, o que atraiu diversas pessoas, em sua maioria jovens, visionários e independentes.
Hoje, a cidade já foi eleita sete vezes consecutivas como a melhor cidade para se viver no mundo, em categorias como: educação, infraestrutura e sistema de saúde.
Estilo e Custo de Vida
Se você chegou até aqui já sabe todos os benefícios de morar em Melbourne. Mas é muito importante, antes de escolher qualquer cidade para fazer intercâmbio, entender se ela combina com seu estilo de vida. E se você é uma pessoa que aprecia uma vida cultural vibrante combinando com um friozinho, com certeza vai curtir viver em Melbourne!
Já falamos diversas vezes que Melbourne foi eleita o melhor lugar para se viver no mundo, e isso não é a toa, não é mesmo?! A cidade com certeza faz jus a esse título quando se pensa na alta qualidade de vida que ela oferece. E a cidade vem crescendo cada vez mais, estima-se que, até 2030, a cidade supere Sydney e se torne a mais populosa da Austrália. Mas uma coisa que Melbourne já é, é a capital cultural do país, sediando muitos dos principais eventos, exposições e shows que acontecem na Austrália.
E falando em custo de vida, podemos definir Melbourne com a expressão “nem tão caro, nem tão barato”. É claro que gastos como moradia, alimentação e lazer variam de acordo com seu estilo vida, mas a boa notícia é que morar em Melbourne acaba sendo até 8% mais barato que viver em Sydney. O valor médio do custo de vida fica entre os AU$340 e AU$490 por semana, que vai do estilo de vida mais econômico até o estilo de vida mediano. Uma coisa importante de se lembrar é que o visto de estudante na Austrália permite o aluno trabalhar até 40 horas quinzenais, o que poderá te ajudar muito nas despesas!
Acomodação
Antes de mais nada, quando o quesito é acomodação a primeira pergunta é: qual a sua necessidade? São muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade. Provavelmente a acomodação será onde você mais vai gastar e que mais pode variar de acordo com a cidade que você escolher e região onde vai morar. Isso acontece em todas as cidades da Austrália.
Casa de Família (Homestay) – uma boa opção para quem busca segurança, tem um valor de periodicidade mensal entre AU$ 250 e AU$ 300. Pode ter café da manhã e jantar incluídos e quarto exclusivo.
Acomodação compartilhada (Share Accommodations) – opção mais barata e atrativa, tem como principal diferencial oferecer ao estudante a independência de morar sozinho. Os valores variam de AU$ 150 a AU$ 300 por semana, dependendo da região ou do número de pessoas por quarto.
Apartamento Estudantil (Students Apartments) – opção para quem quer gastar menos com transporte, este tipo de acomodação é localizada no próprio campus da universidade/escola. Tem custo variável entre AU$ 230 a AU$ 500 por semana e na maioria das vezes tem serviço de limpeza incluso.
Transporte
Entre os diversos benefícios de se viver em Melbourne, o fato de que lá se tem uma estrutura incrível é muito válido para quem precisa utilizar transporte público diariamente. E além disso, a cidade também é ótima para caminhar e conhecer suas ruas com calma. Mas, seja como for, a Trip Study preparou um resumão sobre como funciona o transporte público na cidade, com informações importantes:
O transporte de Melbourne é eficiente e composto por ônibus, ferries, trens e trans (bonde), sendo os trens e trans os meios mais utilizados pelos turistas. O valor varia de acordo com a condução e zona em que é feito o trajeto. Para utilizar o transporte público de Melbourne, você deve comprar um Myki card ($6), que é o cartão pré-pago em que você coloca crédito para utilizar o transporte. O Myki é um cartão recarregável e você pode utilizar seu crédito a cada uso no transporte ou comprar passes que permitem circular de maneira ilimitada pela cidade durante o período escolhido.
Transporte Gratuito
Uma coisa muito legal do transporte em Melbourne é que, no centro da cidade, existe a “Free Tram Zone”, ou seja, dentro dessa zona, todos os trans são gratuitos! É ótimo para quem precisa circular apenas pelo centro. Não é preciso apresentar nada, basta entrar na condução. Quando o tram sai da zona gratuita, um aviso sonoro é feito e só então você deve pagar pelo trajeto utilizando seu o Myki Card. É o transporte perfeito para conhecer os principais pontos turísticos da cidade sem gastar nadinha.
Trans
Os trans (bondes) costumam ser modernos, têm ar condicionado e horário estabelecido para estar em cada ponto. Eles funcionam por cabos e trilhos e seguem as normas de trânsito, ou seja, param nos semáforos como os carros. Não é uma maneira veloz de se transportar, mas é eficiente. Toda vez que entrar e sair do tram, você deve tocar seu Myki Card em um sensor, pois é assim que é feito o desconto de crédito no cartão e o cálculo do valor a ser gasto no deslocamento.
Trens
Os trens de Melbourne também são modernos e têm ar condicionado. Eles são rápidos e úteis, principalmente para quem vai para localidades distantes do centro da cidade. Entre as principais estações de trens de Melbourne, estão a Flinders Street Station e a Southern Cross, de onde partem ônibus para o aeroporto.
Bike
As bicicletas são outra maneira de circular pela cidade. As principais vias da cidade possuem ciclofaixas e os pedestres devem ficar atentos, porque algumas áreas que parecem calçada às vezes são ciclovia, com prioridade das bicicletas. Caso goste de pedalar, pode valer a pena alugar uma bike para um dia inteiro. Não se esqueça: o uso do capacete é obrigatório.
Trabalho
Outro ponto bem positivo do intercâmbio na Austrália é a possibilidade do intercambista trabalhar assim que inicia os estudos. São 48 horas por quinzena, e em tempo integral, durante as férias. A Trip Study oferece total apoio para isso, com currículo, indicação de sites de anúncio de emprego e ainda locais onde tirar licenças específicas para os diferentes tipos de profissão.
Outra boa notícia é que em Melbourne é possível encontrar bastante vaga de trabalho para brasileiros nas empresas. Algumas vagas comuns são:
· Lavador de pratos;
· Garçom;
· Barista;
· Limpeza de hotel;
· Ajudante de Cozinha;
O setor de hospitalidade (cafés, pubs, hoteis, restaurantes) também é uma das áreas que mais emprega brasileiros em Melbourne.
Turismo e Entretenimento
Melbourne é uma cidade que reúne pessoas de diferentes partes do mundo e é perfeita para caminhadas. Andar pelo centro da cidade é o passeio ideal para descobrir edifícios de arquitetura vitoriana ao lado de modernos centros comerciais ou arranha-céus, e para conhecer as lanes, pequenas vielas com estabelecimentos escondidos e arte de rua nas paredes. Olha só alguns dos principais lugares que separamos para você:
Great Ocean Road: é um uma estrada próxima ao mar que passa por praias, pequenas cidades, mirantes de paisagens cênicas e formações rochosas, como os 12 Apóstolos. Provavelmente é a estrada mais conhecida do país e mesmo que você tenha poucos dias na cidade, é um lugar imperdível!
Brighton Beach: se você procurar por imagens que simbolizam Melbourne, provavelmente encontrará uma foto de dessa praia entre elas. O sucesso do lugar se deve ao fato de que, na areia da praia, há vários boxes particulares com pinturas coloridas. A praia está a cerca de 40 minutos de trem do centro de Melbourne e o acesso através do transporte público (trem) é bem fácil.
Fitzroy Gardens: é mais um dos parques públicos de Melbourne que embeleza a cidade. O local é muito bem cuidado, tem várias árvores, espaços floridos, fontes e áreas para fazer piquenique. É uma excelente opção para quem quer fazer um passeio ao ar livre e a entrada é gratuita!
Federation Square: considerada um dos principais pontos turísticos de Melbourne, é uma praça no centro da cidade, criada em 2002. A praça é bastante recente, considerando a data de criação da cidade, e foi projetada a partir de um concurso arquitetônico. Recebe milhões de visitantes todos os anos e diversos eventos acontecem em suas redondezas.
Flinders Street Station: é uma estação de trens no centro de Melbourne e um dos lugares mais conhecidos da cidade. Foi a primeira estação de trens do país, aberta em 1854! Sua arquitetura é de estilo clássico, com pintura amarela, têm 13 relógios que hoje funcionam por computadores e indicam o horário dos trens estão na fachada principal da estação.
Queen Victoria Market: ponto turístico imperdível de Melbourne. É um mercado popular criado em 1878, que reúne uma quantidade surpreendente de produtos, que vão desde artigos gourmet, como patês e frios, a frutas e legumes, artesanato, artigos de brechó, invenções chinesas, lembranças de viagem, roupas, utensílios para casa, etc. É um lugar para encontrar de tudo um pouco!
Union Lane: é uma das "lanes" famosas em Melbourne. A viela tem as paredes coloridas pelos desenhos de artistas locais e é como uma pequena exposição de arte de rua. Os desenhos nas paredes mudam constantemente e, por isso, vale a pena passar pela lane mais de uma vez.
Depoimentos
![Júnior Tierte](https://tripstudy.com.br/image/testimonials/354/384/9xleISzNrusUmIM5G5ylQCwrIxJBcMk03VGYaiA3.png)
Júnior Tierte
Sydney, Austrália
Júnior Tierte
Sydney, Austrália
Eu estou muito contente pois estou contando com todo o apoio de vocês por aqui. Está sendo incrível! Saiba Mais
![Diego Albuquerque](https://tripstudy.com.br/image/testimonials/354/384/AM34yiJsg5dqHprlDD85uqDqgvdEVwwDlkOjjfL0.png)
Diego Albuquerque
Sydney, Austrália
Diego Albuquerque
Sydney, Austrália
Eu estou realizando um sonho e só tenho a agradecer a todos vocês! Saiba Mais
![Giullia e Guilherme](https://tripstudy.com.br/image/testimonials/354/384/lTE1LhhZjx8OJbH7hDQBucWNdyvY7UDbrhI4ztAB.jpg)
Giullia e Guilherme
Sydney, Austrália
Giullia e Guilherme
Sydney, Austrália
Fomos muito bem acompanhados nesse processo e agora, pouco tempo depois, temos nosso visto aprovado e estamos partindo para essa nova aventura! Saiba Mais
Promoções
Cidades
Escolha uma cidade para o seu intercâmbio
Conheça outros destinos
Escolha um país diferente
![](https://tripstudy.com.br/image/destinations/500/500/deIBNDGpj6zG0MMrvv5UGdZfpgcwZ5sBsJtgTN3y.png)
Canadá
Com alta qualidade de vida e ótima receptividade, o Canadá é o país ideal para quem busca alavancar a carreira com um curso profissionalizante. É por isso que trabalhar e estudar no Canadá é uma das opções mais procuradas por brasileiros!
Saiba Mais![](https://tripstudy.com.br/image/destinations/500/500/0DftNkJYi9LN71omHvio5WZbOGGTv7Le0WaJKTbu.png)
Irlanda
Acessível e popular entre os brasileiros, a Irlanda é o destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior e ter contato com nativos da língua inglesa. Além disso, o país conta com paisagens naturais e cidades bem desenvolvidas, onde passado e modernidade se complementam.
Saiba Mais![](https://tripstudy.com.br/image/destinations/500/500/FHPbxPxOV6vyIjtAx0rOnvVN2afHowxgEuQFoh1r.jpg)
Nova Zelândia
A viagem é longa, mas a gente garante que fazer um intercâmbio na Nova Zelândia vale a pena! O país possui clima tropical, moradores hospitaleiros e paisagens de tirar o fôlego, além de ser famoso pelos esportes radicais. Perfeito para estudantes aventureiros e apaixonados pela natureza.
Saiba Mais