SOBRE Austrália
Saiba tudo sobre o país
A Austrália é um dos principais destinos para os intercambistas brasileiros. Com alto padrão de vida, clima semelhante ao do Brasil e população multicultural, a terra dos cangurus é ideal para quem deseja ter uma experiência de estudo e trabalho no exterior.
Motivos para estudar na Austrália
Além do clima muito semelhante ao do Brasil e de estar entre os 5 destinos mais populares para estudantes brasileiros (segundo ICEF, dados de 2018), a Austrália possui instituições reconhecidas no mundo todo devido à excelência no ensino, com técnicas, conhecimento e formação profissional inclusive. A qualidade do ensino é incontestável e a Trip Study separou ainda mais motivos para você não perder a oportunidade de estudar num lugar assim!
- O governo investe anualmente $ 200 milhões em bolsas de estudo internacionais;
- As leis do país garantem educação de qualidade e proteção aos estudantes internacionais;
- 5 cidades, das 30 melhores do mundo para estudantes, estão na Austrália;
- 7 das 100 melhores universidades do mundo estão na Austrália;
- São 22 mil cursos e 1.000 instituições de ensino a sua escolha;
- O estudante pode trabalhar 40 horas quinzenais e em tempo integral durante as férias.
Como solicitar o visto para a Austrália?
O processo de aplicação do visto é um dos passos mais importantes durante o planejamento de um intercâmbio para a Austrália. Por esse motivo, a Trip Study conta com o melhor suporte para te dar total segurança nesse momento: Nossa equipe está 100% preparada para tirar todas as suas dúvidas desde o primeiro atendimento e acompanhamos o processo durante todas as etapas.
Os tipos de visto para quem quer estudar na Austrália são: o de Turista (para cursos com duração menor que 14 semanas e sem direito a trabalho) ou o de Estudante (para quem irá estudar mais que 14 semanas e pretende trabalhar 20 horas semanais). Os documentos necessários para aplicar o visto de estudante são:
· Carta de oferta da escola escolhida;
· Confirmação de matrícula (COE – Confirmation of Enrolment);
· Seguro de saúde obrigatório (OSHC – Overseas Student Health Cover): deve ser contratado ainda no Brasil e funciona na forma de reembolso. Os valores das apólices variam, um plano básico, de 4 meses de cobertura individual, é de AUD$ 146 a AUD$ 182 dólares;
· Comprovantes Acadêmicos (Diploma, Histórico escolar etc.);
· Carta de intenção;
· Histórico Profissional e Currículo dependendo da instituição;
· Comprovação financeira de cerca de AUD$ 1691 para cada mês de intercâmbio.
Atenção!
Para cursos com duração superior a 1 ano a comprovação precisa ser apenas dos 12 primeiros meses.O visto pode ser aplicado até 120 dias antes do início das aulas e não menos que 60 dias. Taxas de aplicação – TURISMO (AUD $140,00) / ESTUDOS (AUD $575,00)
Educação para estudantes internacionais
Na Austrália, os estudantes internacionais podem fazer desde cursos de inglês até cursos de ensino superior. Os consultores educacionais da Trip Study analisam o perfil e os objetivos de cada estudante para indicar o melhor curso e a melhor escola.
Curso de inglês
O curso de inglês é indicado para quem quer aprender e praticar o idioma com nativos, compartilhando o momento de aprendizado com pessoas de diversos lugares do mundo.
A partir de um teste para saber qual nível o aluno está, serão indicados possíveis níveis e diferentes categorias para o aprendizado e/ou aprimoramento da língua inglesa.
- General English (Básico/Pré-intermediário/Intermediário/Pré-avançado/Avançado);
- Cursos preparatórios para provas de proficiência (TOEFL, IELTS, CAMBRIDGE, TESOL, CELTA e TOEIC;
- Inglês para negócios;
- Inglês acadêmico
Cursos vocacionais (Vocational Education Courses)
Cursos de média ou longa duração, estes cursos técnicos/profissionalizantes são indicados para quem tem um inglês mais avançado e quer uma especialização ou uma nova profissão. Os cursos mais populares envolvem as áreas de Business, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Social Media, Hospitalidade, Culinária, etc.
Cursos de Ensino Superior
Referência em universidades de destaque nos rankings internacionais, a Austrália oferece aos estudantes programas de excelência para pós-graduação e pesquisa, acesso a estágio e possibilidade de trabalhar legalmente no país.
Graduação, mestrado ou doutorado:
- Bachelor Degree: 3 a 5 anos;
- Master Degree: 1 a 2 anos;
- Doctoral Degree (PhD): 3 a 6 anos.
Por quê escolher
Confira as principais características do país
e porque ele tem tudo para ser seu próximo destino
Informações gerais
· Capital – Canberra
· Extensão territorial – 7.692.024 km² (6º maior país do mundo)
· Moeda – Dólar Australiano (AUD)
· Voltagem – 220/240 volts
· Sistema Político – Monarquia constitucional e democracia federal parlamentar
· Idioma – Inglês
· População – 24.702.900
· Fuso horário – o país possui 3 fusos distintos em relação ao horário de Brasília (Perth +11h, Adelaide + 12h30 e Brisbane, Canberra, Gold Coast, Melbourne, Sydney +13h)
· Mão do trânsito – mão inglesa (lado direito do carro)
· IDH – 2º melhor do mundo
· Religião – Cristã (Católica 23% e Anglicana 13%)
Clima
Algo que muita gente sabe é que o clima da Austrália é um dos grandes motivos para ter caído no gosto dos brasileiros. Fato! O que poucos devem saber é que pode variar sim dependendo do tamanho do continente.
No Norte temos um clima quente a maior parte do ano. Já no Sul o inverno é bem mais gelado. É um país seco com nível de chuvas inferior a 600 mm. Como um bom lugar do hemisfério sul, tem estações do ano inversas às do hemisfério norte.
Estações do ano na Australia:
> Verão: dezembro a fevereiro;
> Outono: março a maio;
> Inverno: junho a agosto;
> Primavera: setembro a novembro.
História da Austrália
De um povo aborígine que chegou de barco vindo do sudeste asiático durante a Era Glacial há pelo menos 50.000 anos, passando por condenados chegando no porto de Sydney e migrantes aventureiros da Grã-Bretanha até chegar à febre do ouro, que atraiu milhares de pessoas das colônias além de exploradores advindos da China. A Austrália possui uma história rica e peculiar.
Os seis estados da Austrália tornaram-se uma nação sob uma única constituição em 1º de janeiro de 1901. A participação do país na Primeira Guerra foi devastadora para o país. Já durante Segunda Guerra Mundial, as forças australianas fizeram uma contribuição significativa para a vitória dos aliados na Europa, o que garantiu um novo horizonte pós-guerra, em 1945, com empregos crescentes e economia em alta. É notável o aumento da exportação australiana em produtos e a quantidade de casa próprias.
Tomada pela atmosfera de mudança política, em 1960 a Austrália se destaca pela diversidade étnica, a crescente independência da Grã-Bretanha e a resistência popular à Guerra do Vietnã. Logo em 1972, temos o fim da dominação pós-guerra da coalizão entre os partidos Liberal e Nacional. É nesse momento que o governo extermina o serviço militar obrigatório, proíbe o ensino pago universitário e introduz o atendimento de saúde universal. Além disso adota o multiculturalismo e introduz o divórcio sem culpabilidade e igual pagamento às mulheres.
De 1983 até 2007 são várias as conquistas: reformas econômicas, mudanças fiscais e dos sistemas de relações industriais, políticas de mudanças climáticas e dos setores de saúde e educação.
Economia
Dados divulgados pelo Australian Bureau of Statistics apontam um crescimento econômico significativo que chega a 3,1% de um ano para o outro. Nesse mesmo cenário temos Melbourne como a melhor cidade do mundo para se morar, segundo a Unidade de Inteligência da The Economist.
Serviços públicos que funcionam, melhorias na educação, saúde e segurança, sistema de transportes eficiente e confiável somados à cordialidade do povo, o clima agradável e as paisagens exuberantes fazem da Austrália o seu melhor destino.
Custo de Vida
Se você chegou até aqui já sabe todos os benefícios de morar na Austrália. Não é a toa que todos os anos o país recebe centenas de intercambistas dos mais variados cantos do mundo. A pergunta que não quer calar agora é quanto você irá gastar durante essa experiência. De acordo com o Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras o custo de vida anual no país é de AUD$ 20.290 dólares por ano (ou AUD$ 1.690,84 por mês). Se você precisar, a Trip Study poderá te ajudar a organizar um planejamento para gastos básicos que irá auxiliar, e muito, sua estadia.
Quando o assunto é alimentação básica do dia a dia, por exemplo, a dica é investir nos produtos “Home Brand” dos supermercados, que são marcas próprias com preços justos. O custo semanal varia de AUD$ 50 a AUD$ 150 dólares.
Já em relação à internet, é bem comum que acomodações compartilhadas já apresentem a opção via wifi para ser rateada entre os estudantes. Porém, caso queira contratar por conta própria há a possibilidade de pacotes de telefonia e internet móvel para o seu celular, podendo ser pré ou pós-paga. Os custos variam de AUD$ 20 a AUD$ 55 por semana.
Acomodação
Antes de mais nada, quando o quesito é acomodação a primeira pergunta é: qual a sua necessidade? São muitas as opções, inclusive para os diferentes tipos de bolsos e tudo deve ser levado em conta quando o assunto é sua comodidade.
Casa de Família (Homestay) – uma boa opção para quem busca segurança, tem um valor de periodicidade mensal entre AUD$ 250 e AUD$ 300. Pode ter café da manhã e jantar incluídos e quarto exclusivo.
Acomodação compartilhada (Shared Accommodations) – opção mais barata e atrativa, tem como principal diferencial oferecer ao estudante a independência de morar sozinho. Os valores variam de AUD$ 150 a AUD$ 300 por semana, dependendo da região ou do número de pessoas por quarto.
Apartamento Estudantil (Students Apartments) – opção para quem quer gastar menos com transporte, este tipo de acomodação é localizada no próprio campus da universidade/escola. Tem custo variável entre AUD$ 230 a AUD$ 500 por semana e na maioria das vezes tem serviço de limpeza incluso.
Transporte público
Mais um destaque positivo na vida australiana, o transporte é moderno e bem desenvolvido, além disso a maioria das escolas está localizada próxima a estações de trem e pontos de ônibus. Em Perth, há um serviço de transporte público chamado CATS (Central Area Transport Service) que circula por todo o distrito central de negócios da cidade.
Trens, bondes, balsas e até bikes são opções no país. O custo médio semanal varia de região e tipo de transporte, mas é cerca de AUD$ 30 dólares. Existe também um serviço de consulta on-line disponível para os estudantes. Dirigir também pode ser uma opção, é necessário somente uma Permissão Internacional para Dirigir, que deve ser solicitada no país de origem.
Dica:
Procure por um sistema de integração entre linhas de ônibus, trem ou balsas. Existe até políticas de subsídio do transporte para estudantes oferecendo passagens grátis ou desconto.
Atenção: leis de trânsito!
A Austrália se diferencia em alguns pontos quando o assunto são as leis de trânsito. Os australianos trafegam no lado esquerdo da via e a velocidade máxima nas cidades variam de 50 km a 60 km por hora. Em rodovias no interior a velocidade máxima chega a 110 km por hora e motoristas e passageiros devem usar cinto de segurança. Motociclistas e ciclistas devem estar sempre de capacete.
Imigração
Grandes oportunidades de trabalho e ótimas instituições de ensino fazem da Austrália o destino certo. Muitos se apaixonam pelo país e se interessam em adquirir residência permanente ou até mesmo a cidadania Australiana. O Departamento de Imigração Australiano contou com mais de 160 mil pessoas migrando no período de janeiro a julho de 2018. Um dos principais motivos é o país estar há 27 anos sem recessão.
Para os brasileiros que decidem migrar, uma boa dica é pesquisar e se informar sobre as profissões que estão em demanda na Austrália. O governo australiano possui uma lista de trabalho com mais de 176 profissões, dentre elas várias na área de engenharia (civil, elétrica, mecânica, naval e de telecomunicações), mas também em saúde, educação e computação. Outro ponto a ser levado em consideração é a documentação necessária, as exigências do país e o planejamento financeiro.
Mas fique tranquilo. A Trip Study possui agentes de imigração parceiros na Austrália que poderão te ajudar a planejar passo a passo o seu processo de imigração. Entre em contato conosco para saber mais!
Trabalho
Outro ponto bem positivo do intercâmbio na Austrália é a possibilidade do intercambista trabalhar assim que inicia os estudos. São 40 horas por quinzena, e em tempo integral, durante as férias. A Trip Study oferece total apoio para isso, com currículo, indicação de sites de anúncio de emprego e ainda locais onde tirar licenças específicas para os diferentes tipos de profissão. Atenção especial para o salário mínimo de aprox. AUD$19 e a lei das 20h semanais para estudantes.
Tipos de licença:
RSA – Responsible Service of Alcohol (para trabalhar com venda de produtos alcoólicos – bares, restaurantes, cafés etc.);
White Card – regras de segurança para trabalhar em obra;
First Aid e Child Care – curso de primeiros socorros para trabalhos como o de babá.
Turismo e Entretenimento
Além de estudar, trabalhar e viver a cultura Australiana você poderá também visitar lugares incríveis e conhecer de pertinho os principais pontos turísticos do país. Já se imaginou explorando a Austrália? Olha só alguns dos principais lugares que separamos para você:
Pontos turísticos:
Whitehaven: praia espetacular que fica na Ilha Whitsunday, ao nordeste da Austrália.
Uluru (Ayers Rock): o maior monólito da Terra, é considerado sagrado pelos povos aborígenes, uma experiência cultural e ainda contato com os povos nativos.
Taronga Zoo: é o famoso zoológico de Sydney, localizado em Mosman. Possui mais de 4 mil espécies e o passeio até lá é um trajeto lindo de barco pela baía de Sydney.
Bungle Bungles: localizado no Parque Nacional de Purnululu, é listado como Patrimônio da Humanidade com sua arte rupestre, rara vida selvagem, piscinas tropicais e desfiladeiros escarpados.
Grande Barreira de Coral (Queensland): é a maior estrutura viva do planeta, com 26 mil quilômetros quadrados. É possível ver toda a barreira de corais do espaço! Dá pra acreditar?
Opera House: projetada pelo dinamarquês Jorn Utzon, é o edifício mais icônico da Austrália. O espaço recebe mais de 1.2 milhões de pessoas por ano e conta com cerca de 1.500 apresentações. Além disso, o Opera House fica localizado próximo ao famoso Jardim Botânico de Sydney e da Harbour Bridge. A paisagem é de tirar o fôlego!
Great Ocean Road: são quase 250 quilômetros que separam Torquay de Warnambool, ao sul do país, unidos pela famosa rodovia B100, que margeia o litoral de Victoria. A vista é nada mais nada menos que os Doze Apóstolos, outro ponto turístico imperdível.
Harbour Bridge: dizem que o entardecer de uma das maiores pontes de aço do mundo, além de apresentar a Opera House, é cartão postal perfeito na região de Sydney Cove.
Kangaroo Island: com fauna bem representativa e próximo à costa de Adelaide, é um popular destino turístico do sul da Austrália. Lá você encontrará pinguins, lobos-marinhos e cangurus.
Coastal Walk: passeio entre as praias de Coogee e Bondi, mais ou menos 6 km, deve fazer parte do seu roteiro. No caminho você verá as praias de Clovelly, Gordons Bay, Bronte e Tamarama: costões altos, precipícios na frente do mar, formações rochosas e até um cemitério de 1877 num cenário com tons de verde e turquesa do mar. Simplesmente imperdível!
Neve (Thredbo e Perisher): a estação de esqui de Thredbo, parte do Parque Nacional Kosciuszko, tem a descida mais longa da Austrália, quase 700 metros de extensão e ainda serviço de acomodação e restaurantes. Já o Complexo Perisher é uma das maiores estações de esqui do país e tem pistas para diferentes níveis, tanto para iniciantes quanto para intermediários.
Festival Vivid, Sydney: é um festival anual de luz, música e ideias. Inclui instalações e projeções de luz imersiva ao ar livre, apresentações de músicos locais e internacionais e um fórum de troca de ideias com palestras públicas e debates com os principais pensadores criativos. Ocorre sempre na metade do ano.
Ano Novo em Sydney: organizado, lindo e inesquecível. Não tem como não querer passar o Ano Novo em Sydney. O espetacular show de fogos de artifício acontece no Sydney Harbour, com a ponte da Baía de Sydney como cenário. São dois momentos: 8 minutos às 21h para as crianças e à meia-noite com 12 minutos.
Melbourne International Arts Festival: é um dos principais festivais internacionais de arte da Austrália, com dança, teatro, música, artes visuais, multimídia e muito mais, durante 17 dias em outubro de cada ano. Já recebeu muitos nomes desde o seu nascimento, agora é conhecido como Melbourne International Arts Festival.
Esportes na Austrália: Surf, Ski, Snowboard, Great Walks. O que não faltam são opções de esporte na Austrália. Escolas de surfe para crianças, jovens e adultos marcam a forte presença cultural do esporte no país.
Depoimentos
Júnior Tierte
Sydney, Austrália
Júnior Tierte
Sydney, Austrália
Eu estou muito contente pois estou contando com todo o apoio de vocês por aqui. Está sendo incrível! Saiba Mais
Diego Albuquerque
Sydney, Austrália
Diego Albuquerque
Sydney, Austrália
Eu estou realizando um sonho e só tenho a agradecer a todos vocês! Saiba Mais
Giullia e Guilherme
Sydney, Austrália
Giullia e Guilherme
Sydney, Austrália
Fomos muito bem acompanhados nesse processo e agora, pouco tempo depois, temos nosso visto aprovado e estamos partindo para essa nova aventura! Saiba Mais
Cidades
Escolha uma cidade para o seu intercâmbio
Passo a Passo do seu Intercâmbio
Todas as etapas necessárias para você estudar no exterior
Traçar Objetivos e Escolher a Cidade de Destino
O primeiro passo do seu intercâmbio é traçar um objetivo acadêmico e escolher a cidade de destino que mais combina com o seu estilo de vida. Aqui na Trip Study você conta com toda a experiência dos nossos consultores educacionais para fazer a melhor escolha. Entre os objetivos acadêmicos, você pode escolher entre fazer um curso de inglês para aprender ou aprimorar a língua inglesa, um curso vocacional ou um curso de ensino superior. A Trip Study trabalha com instituições de ensino de qualidade nas principais cidades da Austrália, do Canadá, da Nova Zelândia e da Irlanda! Fez sua escolha? Então agora é a hora de escolher a cidade. Nossa equipe irá te guiar e te dar informações completas, como o estilo e custo de vida da cidade, para você escolher o melhor local de acordo com o seu perfil e curso escolhido.
Separar documentação para a escola e reservar serviços
Chegou a hora de selecionar os documentos necessários para fazer a pré-matrícula na escola e para a escolha dos serviços que você precisará durante o intercâmbio, como: passagens aéreas, seguro viagem, seguro saúde (se necessário para o seu destino), cartão multimoedas, acomodação e traslado se desejar. Lembrando que o formulário de matrícula assinado e apresentação do passaporte são de extrema importância para concluir essa etapa.
Confirmar serviços e pagamentos
Com as reservas dos serviços desejados confirmadas e com a matrícula da escola em mãos, essa é a hora de fazer o pagamento de cada serviço contratado.
Separar documentação para o Visto
Para fazer a seleção correta de todos os documentos necessários para a aplicação do seu visto de estudante, nossa equipe irá te auxiliar em cada detalhe. Para saber mais sobre a aplicação do visto em cada país, acesse a página do destino desejado aqui em nosso site e confira todas as informações necessárias.
Aplicação do Visto
Com a documentação em mãos e o passaporte válido, chegou a hora de aplicar o seu visto! Aqui na Trip Study nós contamos com uma empresa parceira de qualidade especializada em vistos que proporciona toda a segurança que nossos estudantes precisam na etapa da aplicação. O tempo de análise varia e é influenciado por diversos fatores, por esse motivo não temos como confirmar a data exata de resposta da Imigração.
Reunião Pré-Embarque
Com o visto aprovado e as reservas de serviços feitas, já pode ir arrumando as malas: o dia de realizar o seu sonho está chegando! E para garantir a melhor experiência no exterior, vamos te passar informações essenciais sobre o embarque, o voo, a chegada no país, como será o primeiro dia de aula e diversas outras dicas para você ter muito sucesso nesse primeiro contato com o país. E o melhor: você poderá contar com o apoio da Trip Study em qualquer momento da sua viagem!
Partiu Estudar no Exterior!
Chegou o dia de embarcar rumo a essa experiência incrível que é o intercâmbio. Temos certeza que essa vivência será enriquecedora e de extrema importância para você. A Trip Study tem prazer em fazer parte desse momento!
Promoções
Conheça outros destinos
Escolha um país diferente
Canadá
Com alta qualidade de vida e ótima receptividade, o Canadá é o país ideal para quem busca alavancar a carreira com um curso profissionalizante. É por isso que trabalhar e estudar no Canadá é uma das opções mais procuradas por brasileiros!
Saiba MaisIrlanda
Acessível e popular entre os brasileiros, a Irlanda é o destino ideal para quem quer estudar inglês no exterior e ter contato com nativos da língua inglesa. Além disso, o país conta com paisagens naturais e cidades bem desenvolvidas, onde passado e modernidade se complementam.
Saiba MaisNova Zelândia
A viagem é longa, mas a gente garante que fazer um intercâmbio na Nova Zelândia vale a pena! O país possui clima tropical, moradores hospitaleiros e paisagens de tirar o fôlego, além de ser famoso pelos esportes radicais. Perfeito para estudantes aventureiros e apaixonados pela natureza.
Saiba Mais